China proíbe funcionários públicos de usar iPhone no trabalho, diz WSJ

China proíbe funcionários públicos de usar iPhone no trabalho, diz WSJ


Mundo

Informação vem de fontes do jornal The Wall Street Journal

Bruno Lemes

China teria proibido funcionários do governo central de usar iPhone em serviço | Foto: Divulgação

O jornal norte-americano The Wall Street Journal (WSJ) noticiou na quarta-feira 6 que a China proibiu os funcionários de agências do governo central de usar iPhones em serviço. A proibição se estende a celulares de outras marcas estrangeiras.

O governo chinês deseja reduzir a dependência do país da tecnologia de fora, em especial a dos Estados Unidos. Com a notícia da proibição, as ações da Apple caíram 3,6% já no mesmo dia.

publicidade

‘Made in China’ apenas

Gestores públicos estariam alertando seus subordinados a respeito da nova regra nas reuniões ou por meio de aplicativos de mensagens. A alternativa para esses servidores é fazer uso dos smartphones de fabricação nacional, com destaque para a gigante da tecnologia Huawei.

Alternativa dos chineses estaria nos concorrentes nacionais, como a Huawei | Foto: farukgarib/Pixabay

De acordo com uma fonte da CNN que tem contato frequente com essas agências estatais chinesas, já existia um acordo tácito entre as autoridades para evitar o uso de iPhone, desde antes da pandemia. O governo central só estaria formalizando esse pacto não dito.

Da geopolítica à economia

Do TikTok à Huawei, tecnologias chinesas também são alvo de restrições nos Estados Unidos, principalmente sob a alegação de questões de segurança nacional. A proibição que o WSJ divulgou pode ser um revide da potência oriental ao país mais poderoso do ocidente.

Leia também: “Como é o prédio que a China construiu em apenas 28 horas”

Para a Apple, empresa fabricante do iPhone, a relevância da China se dá tanto pela produção de seus produtos quanto por seu mercado consumidor. O país asiático é responsável pela importante fatia de quase um quinto (ou 20%) de sua receita total.

Veja essa: “Homens derrubam trecho da Muralha da China e causam danos irreversíveis”

Postagens relacionadas

Cannabis: o que dizem pacientes e pesquisadores sobre uso medicinal da planta

Madonna no Rio; FOTOS

Saia cedo para ver Madonna de perto: veja em MAPAS como chegar a Copacabana e sem perrengue