A venda da Kopenhagen e da Brasil Cacau para a Nestlé foi confirmada pelas empresas envolvidas nessa quinta-feira (7), restando agora o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para oficializar a negociação. Essa movimentação empresarial da Nestlé é mais uma dentre tantas ocorridas, nos últimos anos, e que pouca gente sabe. A companhia tem investido pesado no mercado de fusões e aquisições (F&A) ou M&A, do inglês Mergers & Acquisitions. Só em 2022, por exemplo, a Nestlé fechou negócios com mais de três empresas diferentes. Se você não ficou sabendo, a hora é agora. Vamos mostrar cada uma das transações abaixo. Acompanhe! 1) Participação majoritária na Orgain No início de 2022, a Nestlé Health Science fechou uma negociação para ter participação majoritária na Orgain, empresa líder em nutrição à base de planta. O investimento da companhia, claramente, é visando a um futuro que se mostra promissor para esse segmento empresarial. O mercado plant-based é um dos que mais despontam e que deve continuar crescendo no segmento de alimentação. A previsão do The Good Food Institute (GFI) é de que o setor movimente entre US$ 100 bilhões e US$ 370 bilhões até 2035. A Nestlé, que não é boa, já quer participar dessa bolada. 2) Aquisição da Puravida Em maio de 2022, a mesma Nestle Health Science comprou a Puravida, marca brasileira de alimentação e estilo de vida saudável. Os planos da empresa visam aumentar o portfólio de produtos saudáveis ao consumidor no Brasil. Pesquisas apontam que mais de 90% dos brasileiros buscam por um estilo de vida mais saudável. Essa tendência já está pautando e vai decidir ainda mais sobre as escolhas de consumo no futuro. 3) Compra da The Better Health Company Ainda no segmento de vida saudável, a Nestlé efetivou, em junho do ano passado, a compra da The Better Health Company (TBHC), empresa que engloba as marcas: GO Healthy, New Zealand Healthy Manufacturing e Manuka Egmont. O grupo é líder de suplementos na Nova Zelândia. 4) Compra da Seattle’s Best Coffee, marca da Starbucks No segundo semestre de 2022, a Nestlé confirmou o interesse e efetivou a compra da Seattle’s Best Coffee, que era uma marca que pertencia à franquia Starbucks. A aquisição faz parte do projeto da empresa de impulsionar o crescimento na categoria de café. Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator