Para alguns usuários, o TikTok atua mais como um “buscador” de notícias e informações do que uma plataforma de vídeos. Então, o popular aplicativo iniciou testes de um novo recurso de pesquisa integrado ao Google.Descoberta pelo pesquisador de apps Radu Oncescu, a funcionalidade exibe um pequeno banner do Google no meio dos resultados de pesquisa do TikTok. Então, um texto simples convida a pessoa a realizar uma busca mais ampla sobre o tema.Saiba mais: Programa Criativo: TikTok libera programa de monetização de conteúdo no BrasilExemplo da integração do Google ao TikTok.Fonte: X/Radu Oncescu/Reprodução Ao Business Insider, um porta-voz do TikTok confirmou a parceria com o Google como uma das integrações de terceiros em testes pela plataforma. Entretanto, no momento, o recurso é restrito apenas a alguns mercados.Por exemplo, veículos norte-americanos, como o TechCrunch, não conseguiram testar a nova função de busca dentro do app de vídeos. Aparentemente, o mesmo ocorre com os usuários brasileiros.Veja também: TikTok ‘rivaliza’ com o Google e passa a exibir trechos da Wikipédia em buscasA integração com o Google reflete os esforços do TikTok em aprimorar os recursos de pesquisas. Recentemente, a plataforma de vídeos também passou a adicionar trechos da Wikipédia aos resultados de temas mais populares buscados pelos usuários.TikTok pretende se tornar uma plataforma completa para os jovens usuários.Fonte: GettyImages Jovens trocam o Google pelo TikTok e outras redesA parceria entre o TikTok e o Google é uma movimentação interessante para ambas as partes. Como dito, a plataforma de vídeo tem investido em novas ferramentas para se tornar um “app único” para os jovens e apagar o estigma de ser um espaço para danças e virais.Leia mais: Live de NPC: entenda o que é a trend do TikTok que está fazendo criadores ganharem milhares de dólaresDo outro lado, a Gigante das Buscas reconhece que está perdendo espaço para as redes sociais. Em 2022, executivos do Google revelaram que cerca de 40% dos jovens usam os apps para pesquisar um lugar para almoçar em vez de usar o buscador ou Google Maps.Portanto, a proximidade da big tech com um app tão popular se mostra benéfico para as duas empresas. Bem como, isso demonstra a grande mudança na forma como as pessoas passaram a usar a internet e as redes sociais nos últimos anos.