Resumindo a Notícia
Circula na internet um vídeo em que um avião da empresa Ruby Star Airways, com sede em Minsk, em Belarus, explodiu instantes após ter pousado em uma pista no Mali (assista abaixo). O número de mortos é incerto, mas teme-se que houvesse até 140 pessoas a bordo. As informações são do tabloide The Daily Mail.
Explosion of military transport plane Il-76, belonging to the ‘Wagner Group,’ in Mali on September 23.
As we know Russians are running short on Airplane parts due to sanctions and there are plenty of news about russian planes unable to take off or crashing due to… pic.twitter.com/jFUb4e6dlq
— Ukraine Footage & News (@Kevin88_H) September 27, 2023
Há suspeitas de que o avião, nomeado Ilyushin Il-76, estivesse ligado ao grupo Wagner. Uma fonte do aeroporto, funcionário do local, afirmou à revista Jeune Afrique que o avião pertencia ao Exército do Mali, mas que transportava soldados do Wagner e estava sobrecarregado. A mesma pessoa afirmou que “as causas do acidente ainda não são conhecidas”.
Vale lembrar que o grupo paramilitar atua no Mali, e a explosão do avião ocorre poucas semanas depois que o líder mercenário Yevgeny Prigozhin, que comandava o grupo, morreu em uma queda de avião nos arredores de Moscou. Apesar da suspeita, fontes próximas ao grupo desmentiram a notícia de que os mercenários teriam uma ligação com a aeronave.
“O voo não transportou nenhuma pessoa do grupo Wagner”, diz uma mensagem no canal do Telegram Grey Zone, afiliado ao grupo. “Não havia combatentes nem pilotos a bordo.”
O Ilyushin-76 é um avião de transporte estratégico multiúso, de asas fixas e quatro motores turbofan, frequentemente usado para entregar maquinário pesado em áreas remotas. A aeronave já foi avistada em várias regiões africanas, muitas vezes coincidindo com a presença de forças paramilitares, como o Wagner.