A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou neste sábado (30) um projeto de lei de financiamento orçamentário temporário, um passo-chave para evitar um ‘shutdown’, como é conhecida a paralisação do governo federal.
Prazo para o projeto de lei que estende o prazo do orçamento terminaria neste sábado (30), colocando em risco a prestação de serviços básicos a milhões de americanos.
Os membros da Câmara (baixa) aprovaram por 335 votos a 91 uma medida de financiamento destinada a manter o governo funcionando por mais 45 dias, enviando o projeto de lei ao Senado, controlado pelos democratas, em um último esforço para evitar a paralisação dos serviços federais.
Sem essa medida, as agências federais poderiam parar a partir de amanhã, 1º de outubro, por causa do impasse para estender o orçamento, cujo término estava previsto para este sábado (30) à meia noite, data que marca o fim do ano fiscal.
A paralisação poderia afetar a prestação de serviços de segurança pública, os programas de assistência alimentar e provocar atrasos nos serviços de saúde, causando transtornos no dia adia de milhões de americanos.