Harvard indica a melhor forma de caminhar para perder peso
Esse tipo de treino pode até reduzir vontade de comer doce
– Redação Oeste
Uma equipe de cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos (EUA), dizem que caminhar durante 15 minutos por dia pode acrescentar dois anos à vida de uma pessoa.
Os pesquisadores também relatam que fazer uma caminhada de 30 minutos por cinco dias da semana pode postergar, em três anos e meio a mais, a linha do tempo individual.
A prática pode melhorar o sistema musculoesquelético, a saúde cardiovascular e mental, além do emagrecimento, para quem busca esse objetivo.
Leia mais:
O estudo sobre esse novo método foi publicado pela revista da universidade Walking for Health.
Por que Harvard diz que esse tipo de ‘caminhar’ ajuda a perder peso
De acordo com os especialistas da universidade dos EUA, existem genes que predispõem os indivíduos ao ganho de peso. O estudo identificou cerca de 30 deles.
Os cientistas observaram que pessoas que caminham durante uma hora por dia, em ritmo acelerado, reduzem pela metade o efeito desses genes, ou seja, conseguem controlar sua predisposição ao ganho de peso.
Fazer uma caminhada em bom ritmo queima gordura e começa a desenvolver músculos depois de 20 minutos, o que facilita a aceleração do metabolismo.
Geralmente, em meia hora de caminhada rápida, a possa queimar 150 calorias. Esse número pode crescer caso o tempo e o ritmo de exercício sejam maiores.
Ritmo de caminhada pode diminuir vontade por doces
Outros estudos, realizados pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, revelam que caminhar reduz a vontade de comer doces.
Esses cientistas analisaram funcionários que, enquanto trabalhavam, conseguiram andar 15 minutos durante o dia nos momentos mais estressantes.
Depois da análise, os pesquisadores concluíram que os trabalhadores manifestaram menos interesse em comer algo doce para acalmar a ansiedade.
Isso é possível graças ao gasto calórico do músculo, que é maior. Quanto mais massa muscular, sem necessidade de hipertrofia, mais rápido a pessoa perde peso.
Leia também: “Quilos a menos: os avanços da medicina na luta contra a balança”, reportagem de Paula Leal publicada na Edição 167 da Revista Oeste
Canal Oeste
Ver todos
Nossos colunistas
Veja também
A Revista Oeste utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de privacidade