O PicPay é um aplicativo de pagamentos e carteira online, que ficou muito conhecido entre os brasileiros devido aos serviços que oferece. Entretanto, recentemente a plataforma anunciou que as contas inativas deverão pagar uma taxa, algo que deve afetar muitos usuários que utilizam o aplicativo. Desde julho, a empresa decidiu começar a cobrar um valor mensal por inatividade. A ação está sendo chamada de “Tarifa de Inatividade” e os usuários devem pagar R$ 10 por mês. Apesar disso, nem todos devem receber a cobrança, já que o aplicativo considera que a conta está inativa depois de 360 dias sem que nenhuma transação tenha sido realizada. Além disso, outro detalhe importante que deve ser considerado é o saldo em conta. No caso dos usuários que não tiverem nenhum valor na carteira digital, não será necessário pagar a taxa, mesmo se estiver com a conta inativa. Nesse sentido, a taxação atinge apenas contas inativas por mais de um ano e que tenham valores disponíveis. Como fugir das taxas Para evitar ser taxado, os usuários sem saldo disponível e com contas inativas podem solicitar o encerramento a conta no PicPay através do aplicativo, basta seguir o passo a passo abaixo: Abra o aplicativo do PicPay (link no final do artigo). No canto superior esquerdo, próximo à lupa de pesquisa, você encontrará uma opção identificada com a primeira letra do seu nome. Role para baixo até encontrar a opção “Encerrar minha conta” e clique nela. Confirme seus dados conforme solicitado. No caso dos usuários que têm saldo em conta, o ideal é resgatar o dinheiro antes de solicitar o encerramento da conta. Porém, quem desejar, pode voltar a utilizar o aplicativo e realizar transações pelo menos uma vez ao ano. Além disso, o processo de encerramento pode durar cerca de 25 dias, qualquer transação, compras ou transferências, feitas dentro deste período irá encerrar o processo e será necessário começar tudo de novo. Motivos da taxação O PicPay informou que cobrar taxas por inatividade é comum no mercado financeiro, sendo uma forma de reduzir custos com contas sem movimentação. Dessa forma, a empresa comentou que a cobrança não deve atingir quem utiliza o aplicativo regularmente ou quer manter a conta mesmo sem ter saldo disponível. Por outro lado, a cobrança é uma forma de garantir que os clientes continuem a utilizar a conta para evitar receber a tarifa. Assim, a instituição garante que, mesmo usuários que não utilizam o aplicativo com frequência, ainda continuem usando os serviços para realizar compras e transações. Contudo, o PicPay não é o único a realizar cobranças. Outras instituições financeiras e bancos digitais também incluem nas políticas de uso possíveis cobranças mensais em caso de inatividade ou falta de movimentação na conta. Sendo assim, cabe aos usuários verificarem as regras exigidas pelas empresas e assim evitar cobranças indesejadas.