O CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) disse que um comboio humanitário foi atacado na cidade de Gaza nesta terça-feira (7), mas conseguiu entregar suprimentos médicos ao Hospital Al-Shifa.
Dois caminhões foram danificados, e um motorista ficou levemente ferido, informou a organização.
A entidade disse que o comboio incluía cinco caminhões e dois veículos do CICV e estava transportando “suprimentos médicos que salvam vidas para instalações de saúde, incluindo o Hospital Al-Quds, da Sociedade do Crescente Vermelho Palestino, quando foi atingido pelo fogo”.
O grupo não identificou a origem do ataque.
Após o incidente, o comboio alterou sua rota e chegou ao Hospital Al-Shifa, onde entregou os suprimentos médicos, afirmou o CICV. Os veículos do CICV acompanharam, então, seis ambulâncias com pacientes gravemente feridos até a passagem de Rafah, de Gaza ao Egito, ressaltou o grupo.
“Essas não são as condições sob as quais o pessoal humanitário pode trabalhar”, disse William Schomburg, chefe da subdelegação do CICV em Gaza. “Garantir que a ajuda vital possa chegar às instalações médicas é uma obrigação legal ao abrigo do direito humanitário internacional.”
O CICV, uma organização neutra com sede em Genebra, na Suíça, tem acompanhado pacientes e transportado reféns libertados para fora de Gaza.