Israel iniciará pausas de quatro horas no norte da Faixa de Gaza a partir desta quinta-feira (9) para permitir que as pessoas fujam das hostilidades, informou a Casa Branca, que chamou isso de um passo na direção certa.
O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que as pausas surgiram depois de discussões entre autoridades dos EUA e de Israel nos últimos dias, incluindo conversas entre o presidente americano, Joe Biden, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Segundo ele, essas pausas permitiriam que as pessoas saíssem do caminho dos perigos e que a entrega de ajuda humanitária fosse feita, podendo também serem utilizadas como meio para libertar reféns.
“Fomos informados pelos israelenses que não haverá operações militares nessas áreas durante a duração da pausa, e esse processo está sendo iniciado hoje”, disse Kirby.
“Entendemos que Israel começará a implementar pausas de quatro horas em áreas do norte da Faixa de Gaza com um aviso prévio de três horas”, acrescentou.
Kirby chamou a notícia de um passo na direção certa.
“Achamos que esses são passos iniciais significativos e, obviamente, queremos vê-los continuados pelo tempo que for necessário”, afirmou.
De acordo com o porta-voz, um cessar-fogo entre Israel e os militantes do Hamas não está em pauta, porque isso ajudaria o Hamas e “legitimaria o que fizeram em 7 de outubro, e simplesmente não vamos tolerar isso neste momento”.
Copyright © Thomson Reuters.