FBI apreende celular do prefeito de Nova York

FBI apreende celular do prefeito de Nova York


Mundo

Agentes investigam se campanha do democrata Eric Adams foi financiada pelo governo turco

Redação Oeste

O FBI investiga o financiamento da campanha do prefeito de Nova York, Eric Adams. Suspeita é de que ele tenha recebido dinheiro do governo da Turquia | Foto: Ed Reed/Mayoral Photography Office

Agentes do Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI, na sigla em inglês) apreenderam celulares e outros aparelhos eletrônicos do prefeito de Nova York, o democrata Eric Adams.

O FBI está investigando o financiamento da campanha de Adams à prefeitura da maior cidade norte-americana, em 2021. Há suspeita de que ele tenha recebido dinheiro do governo da Turquia.

Adams é um ex-policial. Quando o abordaram na rua, os agentes do FBI pediram para que os seguranças do prefeito se afastassem, entraram no carro dele e levaram pelo menos dois celulares e um tablet. Os aparelhos já foram devolvidos.

“Como ex-membro da aplicação da lei, espero que todos os membros da minha equipe sigam a lei e cooperem totalmente com qualquer tipo de investigação, e continuarei a fazer exatamente isso”, disse Adams em nota. “Não tenho nada a esconder.”

O advogado e porta-voz da campanha do prefeito, Boyd Johnson, disse à CNN que “o prefeito não foi acusado de qualquer irregularidade e continua cooperando com a investigação”.

O FBI apreendeu celulares e um tablet do prefeito de Nova York, o democrata Eric Adams | Foto: Ed Reed/Mayoral Photography Office

FBI investiga financiamento de campanha

A investigação federal sobre a campanha de Adams tornou-se pública na semana passada, quando agentes do FBI revistaram a casa de sua ex-arrecadadora de fundos — uma ex-estagiária de 25 anos, Brianna Suggs.

Foram apreendidos laptops, celulares e uma pasta com a etiqueta “Eric Adams”.

A notícia da operação fez com que o prefeito recuasse e voltasse de Washington para Nova York, onde estava programado um encontro com a Casa Branca e autoridades do Congresso para discutir a chegada de migrantes à sua cidade.

Segundo o jornal The New York Times, o mandado do FBI para revistar a casa de Brianna buscava evidências de conspiração entre a campanha do prefeito, a Turquia e uma incorporadora imobiliária do Brooklyn, de propriedade turca.

As autoridades investigam se as doações tinham sido feitas a Adams pelo governo turco ou por cidadãos turcos por meio de um esquema que envolvia contribuintes falsos.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Postagens relacionadas

Cannabis: o que dizem pacientes e pesquisadores sobre uso medicinal da planta

Madonna no Rio; FOTOS

Saia cedo para ver Madonna de perto: veja em MAPAS como chegar a Copacabana e sem perrengue