Duas pessoas foram salvas do alto de um edifício em chamas, em um dramático resgate que precisou ser realizado por um operador de guindaste, em Reading, na Inglaterra.
Segundo o jornal britânico The Guardian, o operador da máquina, Glen Edwards, disse que se viu praticamente obrigado a tomar uma medida para salvar um colega de trabalho, depois que um grande incêndio atingiu um prédio em construção na cidade inglesa.
Vídeos nas redes sociais (veja abaixo) mostraram um dos operários sendo resgatado em uma gaiola branca que foi pendurada no guindaste operado por Edwards, enquanto uma multidão de pessoas aplaude o salvamento.
“Olhei para fora pela minha janela esquerda e vi um homem parado no canto do edifício. Foi aí que alguém disse: ‘Você pode pegar a gaiola?’”, contou Edwards, de 65 anos.
“Então foi isso, eu peguei a gaiola e a levei até ele da melhor maneira possível. Ventava muito, as condições eram bastante complicadas. Por pouco algo grave não aconteceu. Tentei colocar a gaiola entre ele e as chamas, mas fui atrapalhado pelo vento. Mas consegui abaixar a gaiola e consegui colocá-lo dentro dela.”
O trabalhador foi então levado para o chão. Edwards, que estava trabalhando no local antes de o incêndio começar, minimizou seu heroísmo: “Não quero exagerar, não sou esse tipo de pessoa”.
Outro homem também foi resgatado do edifício por um guindaste, disseram os bombeiros. Christopher Hutton, do serviço de bombeiros e resgate real de Berkshire, disse que “mais de 50 bombeiros estavam no local, vindos de quartéis de toda a região”.
“Bombeiros equipados com aparelhos de respiração usaram dois jatos principais para extinguir o incêndio”, acrescentou Hutton. Os dois trabalhadores foram socorridos no local e levados de ambulância ao hospital Royal Berkshire. Nenhum deles teve ferimentos graves.