O governo da Índia alertou nesta sexta-feira (24) as empresas de redes sociais, incluindo o Facebook e o YouTube, para que lembrem repetidamente os usuários de que as leis locais proíbem a publicação de deepfakes e conteúdo que propaga obscenidade ou desinformação, disseram duas fontes à Reuters. O aviso foi transmitido pelo vice-ministro de Tecnologia da Informação da Índia, Rajeev Chandrasekhar, em uma reunião a portas fechadas, em que mencionou que muitas empresas não haviam atualizado seus termos de uso, apesar das regras de 2022 que proíbem conteúdo “prejudicial” para crianças, obsceno ou que “se faça passar por outra pessoa”. • Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp • Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp • Compartilhe esta notícia pelo Telegram • Assine a newsletter R7 em Ponto Isso ocorre em meio a crescentes preocupações com os chamados deepfakes, que são vídeos realistas, mas fabricados por algoritmos de inteligência artificial (IA) treinados a partir de imagens online. Países ao redor do mundo estão correndo para elaborar regras para regulamentar a IA. A Índia tem fortalecido as regulações das empresas de redes sociais, considerando o país do sul asiático como um dos principais mercados em crescimento. O ministro indiano afirmou que as empresas devem conscientizar os usuários sobre as regras, emitindo lembretes ou reforçando a eles, toda vez que fizerem login, que não podem publicar tal conteúdo, caso contrário, emitirá diretrizes obrigando-as a fazê-lo, disseram as fontes. Chandrasekhar e o Facebook não responderam imediatamente a um pedido de comentário. Durante uma cúpula virtual do G20 na quarta-feira, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, instou os líderes globais a trabalharem juntos para regulamentar a IA e levantou preocupações sobre o impacto negativo dos deepfakes na sociedade. Influenciadora criada por inteligência artificial recebe elogios apaixonados de fãs: ‘Você é linda’ Copyright © Thomson Reuters.