Israel liberta 39 palestinos de prisões israelenses neste domingo

Israel liberta 39 palestinos de prisões israelenses neste domingo

Os serviços penitenciários de Israel informaram que 39 prisioneiros palestinos foram libertados neste domingo (26) como parte do acordo de trégua entre o Estado de Israel e o grupo terrorista palestino Hamas.

Todos os prisioneiros foram libertados da prisão de Ofer e do centro de detenção de Jerusalém, exceto um prisioneiro de Gaza, que foi libertado na passagem de Kerem Shalom. O Ministério das Relações Exteriores do Catar, que acompanha o processo, detalhou que os 39 palestinos libertados por Israel são menores de idade.

Em contrapartida, o Hamas libertou 17 reféns, sendo 14 deles israelenses. Entraram na conta dos israelenses duas pessoas com dupla cidadania — o russo-isralense Roni Krivoi, de 25 anos, e a americano-israelense Avigail Idan, de 4 anos. A menina teve a mãe e o pai assassinados no ataque terrorista de 7 de outubro e foi abrigada pela família Brodutch, que também foi sequestrada, com exceção do pai.

A troca entre israelenses e palestinos faz parte de um acordo firmado entre Israel e Hamas, com a mediação do Catar, que prevê a libertação de 150 prisioneiros palestinos e 50 reféns ao longo de quatro dias, contados a partir da sexta-feira (24), quando a trégua entrou em vigor.

Neste domingo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a pausa nos combates na Faixa de Gaza pode ser estendida para além desta segunda-feira (27), data em que terminaria o prazo inicialmente acordado.

“Esse é o nosso objetivo: manter esta pausa para além de amanhã, para que possamos continuar a ver reféns saindo e a fornecer mais ajuda humanitária aos necessitados em Gaza”, disse Biden a jornalistas em Nantucket, Massachusetts, ao comemorar a libertação pelo Hamas de Avigail Idan.

Postagens relacionadas

Cannabis: o que dizem pacientes e pesquisadores sobre uso medicinal da planta

Madonna no Rio; FOTOS

Saia cedo para ver Madonna de perto: veja em MAPAS como chegar a Copacabana e sem perrengue