O g1 conversou com formandos, noivos e uma mãe que fechou contrato com a empresa “A Festa é Sua” e afirmam que a responsável não pagou os fornecedores. À TV Integração, a dona do local Veridiana Evangelista Martins assumiu que não conseguiu entregar o combinado, que ficou com problemas financeiros após a pandemia de Covid-19 e “usava o dinheiro de uma festa para cobrir outra”. Formandos investiram quase R$ 30 mil Formando de direito de uma faculdade particular, viram o sonho se tornar pesadelo quando no dia da formatura a festa não estava pronta. Pela redes sociais, a estudante Débora Gonzales Nogueira contou que a dona do buffet desapareceu no dia anterior à cerimônia, orçada em R$ 38 mil. Formandos encontram salão de festas vazio no dia da formatura A festa estava marcada para o último dia 9, às 23h, e os alunos ficaram sabendo que algo estava errado quando o DJ e a cerimonialista contratados entraram em contato para informar que não tinham recebido os pagamentos. “Era para ser o baile da minha formatura, era para ser tudo perfeito, sem preocupação, sem dor de cabeça, aquele momento para você curtir com as pessoas que você se sente bem, se sente feliz em ter ao lado”, disse Débora. De acordo com Débora, ela e outra formanda foram até a casa da proprietária do buffet, mas não a encontraram. No local da festa descobriram apenas que os fornecedores das flores foram pagos integralmente. No domingo (10), Veridiana Evangelista teria dito para remarcar a festa. “Nossa intenção era ter o dinheiro de volta. Chegando lá ela falou que não tinha, pois usa a quantia para pagar outra festa e se poderia remarcar”, complementou. Apesar da situação, os alunos se mobilizaram e conseguiram contratar um novo buffet e terminaram de quitar o pagamento do salão e do DJ. Formandos se mobilizam para ter festa de formatura após buffet contratado não cumprir contrato — Foto: Reprodução/Instagram Chá de bebê quase não acontece O chá de bebê do neto de Roberta Raposa também quase não ocorreu devido ao buffet. Conforme ela, foram pagos R$ 2.350 e às vésperas da festa foi informada pela dona que os fornecedores não haviam sido remunerados. “Faço festa com ela há muito tempo, já tem seis anos e nunca deu problema, então chamei ela para fazer o chá de bebê, mas faltando dois dias começou a dar problema. Primeiro a decoradora não ia, depois a pessoa que ia fritar”. Roberta contou que quando começou a procurar os fornecedores, foi informada que as encomendas só seriam entregues após o pagamento. “Não fez o pagamento e aí que descobri o tamanho do rombo. Tive que pagar tudo de novo. Ela me reembolsou R$ 420, mas o restante paguei de novo, refiz tudo com a ajuda de amigos”, afirmou. Ainda conforme a consumidora, Veridiana propôs um acordo de reembolsar o valor, mas até agora não recebeu. Pagamento de festa de casamento e prejuízo de R$ 10 mil O g1 também conversou com uma noiva que fechou o casamento com o buffet. De acordo com a cliente, que preferiu não se identificar, a empresa tinha boas recomendações e, por isso, fechou contrato em junho do ano passado para a festa marcada para novembro de 2024. “Só que agora no segundo semestre de 2023 começou a desandar. Tiveram relatos nos grupos de noiva que o buffet não estava entregando aquilo que era contratado”. Em setembro o casal fez uma rescisão contratual registrada em cartório e assinada por Veridiana em que ela faria o reembolso de R$ 9.135 em no máximo três parcelas, mas até agora eles não receberam. “Ela veio me falando se poderia deixar um pouco mais para frente esse valor, depois foi trocando as datas e chegava no dia do pagamento ela não fazia. Então ela propôs nos pagar tudo de uma vez só no dia 20 de novembro e não foi o que aconteceu”, finalizou. Festa de criança Após terem realizado a festa de casamento com o buffet em 2019, Adélia Roza e o esposo decidiram fechar o aniversário de 2 anos do filho com a empresa. Pagaram R$ 2.500 pelo cartão de crédito no início do ano para a celebração prevista para este mês, mas foram surpreendidos por uma ligação de Veridiana informando que não faria mais. “A gente começou a correr atrás dela e encontramos ela na igreja, onde ela devolveu parte do valor, mas não foi nem a metade do que pagamos. Ela ficou de pagar o restante essa semana, mas não pagou”, contou Adélia. Oito reclamações contra buffets na cidade Guichês de atendimento do Procon de Juiz de Fora — Foto: Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação Segundo o Procon, oito reclamações foram registradas desde o início de 2023 referentes a buffets na cidade, entre eles o citado na reportagem. Em nota, o Procon orientou que os consumidores, no momento de contratar esse tipo de serviço, solicitem o contrato social da empresa para poder realizar uma pesquisa em nome dos sócios e em nome da própria firma. “Além disso, é essencial conferir as cláusulas do contrato, como multas, cancelamentos e mudanças de data. Por fim, dê preferência para empresas recomendadas por pessoas de confiança e não pague o valor integral com antecedência”. O que disse a dona do buffet Para a TV Integração, Veridiana Evangelista contou que ficou “quebrada” devido à pandemia e uma festa foi cobrindo outra. “Contava com o dinheiro de uma festa para outra e aconteceu isso de não consegui entregar essas festas. O buffet acabou que perdeu um pouco a qualidade pelo fato de eu não ter recurso”, confessou. Ela também pediu ajuda para se reerguer, uma vez que atua no ramo há 15 anos. “Agora preciso de pessoas também que possam me ajudar porque quanto mais eles tentarem me destruir, pior vai ficando. Como que pago as pessoas? Como que terei crédito, credibilidade agora? O meu trabalho sempre foi sério, tem 15 anos de trabalho. Sempre entreguei as festas, mas agora preciso de ajuda também”. Veridiana disse, ainda, que está sendo ameaçada de morte e negou que ela e o esposo fugiram com o dinheiro das pessoas. VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes