Cientistas descobrem falha geológica que pode provocar tsunami

Cientistas descobrem falha geológica que pode provocar tsunami


Mundo

Fenômeno pode afetar a vida de 400 mil pessoas

Redação Oeste

Caso ocorra, o tsunami pode atingir a terceira maior cidade do Canadá | Foto: Reprodução/Serviço Meteorológico de Tonga

Cientistas franceses descobriram uma falha geológica que pode provocar um tsunami em uma ilha no Canadá. A nova pesquisa foi publicada em 6 de dezembro, na revista Tectonics, e gera preocupação.

+ Leia mais notícias sobre Mundo em Oeste

Segundo o geólogo Nicolas Harrichhausen, da Universidade Grenoble Alpes, na França, caso ocorra, o tsunami será capaz de engolir quase toda a ilha de Vancouver, terceira maior cidade do Canadá. A falha atravessa grande parte do município.

“Esta falha recém-identificada, nomeada XEOLXELEK-Elk Lake (Xelf), atravessa a Península de Saanich, na Grande Victoria”, disse o pesquisador. “E representa um perigo para os 400 mil habitantes da região.”

Leia também: “Vídeo: terremoto nas Filipinas gera alerta de tsunami devastador”

Além de Vancouver e cidades próximas, caso ocorra um novo terremoto, cidades mais distantes também podem ser afetadas por tremores e ondas gigantes. Como é o caso de Seattle, cidade mais populosa do estado de Washington, nos Estados Unidos.

Surveillance camera in Japan catches the waves of the 2011 Great East Japan tsunami rolling in. Over 18,000 people lost their life in the disaster. pic.twitter.com/4FW05fu1QJ

— Morbid Knowledge (@Morbidful) December 13, 2023

Terremoto aconteceu há milhares de anos

De acordo com o estudo, um terremoto atingiu a região mais ao sul de Vancouver, especificamente a Península de Saanich, entre 4,7 mil e 2,3 mil anos atrás. A partir da identificação desse evento, os cientistas iniciaram as buscas pela falha geológica na região, que foi difícil localizar por causa da densa floresta no local.

Leia mais: “Novo terremoto de magnitude 6,3 atinge Afeganistão”

Os pesquisadores utilizam técnicas geofísicas rasas e escavações de uma trincheira ao longo da região para examinar o registro sedimentar de deformação. O estudo determinou um único grande terremoto na região, de magnitude estimada de 6,1 a 7,6 na escala Richter, ocorrido há milhares de anos.

Postagens relacionadas

Cannabis: o que dizem pacientes e pesquisadores sobre uso medicinal da planta

Madonna no Rio; FOTOS

Saia cedo para ver Madonna de perto: veja em MAPAS como chegar a Copacabana e sem perrengue