Irlanda deve se tornar o destino principal nos próximos anos
Redação Oeste –

Hoje, mais de 4,5 milhões de brasileiros vivem e trabalham em outros países, segundo o Ministério das Relações Exteriores. Os Estados Unidos são o país com o maior número de cidadãos no Brasil: há 1,9 milhões de de pessoas de todas as regiões do país por lá, conforme dados de 2022.
As outras quatro nações com mais cidadãos do Brasil são: Portugal, com 360 mil brasileiros; Paraguai, com 254 mil; Reino Unido, com 220 mil; e Japão, com 207 mil. Os números não significam necessariamente que estes sejam os países que mais contratam brasileiros.
“Esses continuam recrutando brasileiros, mas a principal fonte de contratação são aqueles países que já têm uma similaridade maior”, disse Octavio Pott, especialista em recrutamento internacional, ao jornal O Estado de S.Paulo. “Por exemplo, a Irlanda.”
Lista de países estrangeiros mais atrativos para os brasileiros deve mudar

O movimento de brasileiros para outros países é o maior desde 2009. Agora, mais países se tornam mais atraentes para os brasileiros. Em Portugal, por causa do excesso de facilidades para a entrada de brasileiros, o país passou a criar mais etapas burocráticas para que o fluxo não se tornasse exorbitante.
A Alemanha fez o contrário. Os alemães estão desburocratizando o país para a entrada de estrangeiros, abrindo mais brechas para abrigar mais imigrantes. E cerca de 157 mil brasileiros estão vivendo na Itália.
+ Leia mais notícias sobre o Mundo em Oeste
A Itália tem atraído brasileiros por causa de fatores de mercado, como a documentação para trabalhar. Profissionais da área de saúde, principalmente médicos e enfermeiros, entram com mais facilidade na Itália do que em Portugal.
Pott elenca os seguintes países como os mais atrativos para brasileiros nos próximos anos: Irlanda, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Canadá, Bélgica, Luxemburgo e Portugal.