Putin pede desculpas pelo preço dos ovos na Rússia

Putin pede desculpas pelo preço dos ovos na Rússia


Mundo

Aposentada russa reclamou publicamente da inflação sobre os alimentos

Redação Oeste

Vladimir Putin fez um raro pedido de desculpas depois da bronca da aposentada | Foto: Reprodução/TwitterX/Agência Tass

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ganhou destaque na imprensa internacional na quinta-feira 14 depois de fazer um pedido de desculpas publicamente. O pedido foi dirigido a uma aposentada que reclamou do preço dos ovos.

+ Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste.

Anualmente, no fim do ano, o governo russo promove uma sessão de perguntas e respostas com a participação da imprensa e da população. Neste ano, a aposentada Irina Akopova fez a reclamação por uma chamada de vídeo. Ela reclamou que os preços dos ovos e do frango haviam disparado.

“Tenha pena dos aposentados! Nós não recebemos milhões em nossas pensões. Resolva isso! Não temos ninguém a quem recorrer”, afirmou Irina a Putin.

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022; guerra prejudicou situação econômica do país | Foto: Divulgação/Ministério da Defesa a Rússia

A alta do custo de vida na Rússia, que começou uma guerra contra a Ucrânia há quase dois anos, tem sido um problema real para os russos. O próprio Putin admitiu que a inflação deve fechar o ano em patamar próximo a 8%.

“Peço desculpas por isso, mas esse é um fracasso do trabalho do governo”, declarou Putin à aposentada. “Prometo que a situação será corrigida em um futuro próximo.”

+ Putin: guerra acaba somente quando a Rússia vencer

O governo russo aproveitou a oportunidade para anunciar que irá isentar 1,2 bilhão de ovos de impostos de importação no primeiro semestre do próximo ano. É uma tentativa de controlar os preços, que subiram mais de 40% em 2023.

Postagens relacionadas

Cannabis: o que dizem pacientes e pesquisadores sobre uso medicinal da planta

Madonna no Rio; FOTOS

Saia cedo para ver Madonna de perto: veja em MAPAS como chegar a Copacabana e sem perrengue