Tribunal do Colorado proíbe participação de Trump nas primárias do estado

Tribunal do Colorado proíbe participação de Trump nas primárias do estado

Um tribunal do Colorado decidiu, nesta terça-feira (19), que o ex-presidente dos EUA Donald Trump não pode participar das primárias eleitorais do estado em 2024, por causa de suas ações no ataque ao Capitólio, ocorrido em 6 de janeiro de 2021.

“A maioria do tribunal considera que o presidente Trump está desqualificado para ocupar o cargo de presidente nos termos da Seção Três da Décima Quarta Emenda da Constituição dos Estados Unidos”, decidiu a Justiça do estado.

O trecho da Constituição citado na decisão proíbe alguém de ocupar um cargo oficial no país se tiver envolvimento em uma insurreição após prestar juramento como “oficial dos Estados Unidos”.

Dessa forma, Trump estaria “desqualificado”, pois “seria um ato ilícito” seu nome ser incluído na cédula das primárias presidenciais pelo secretário de Estado do Colorado.

No entanto, segundo o tribunal de primeira instância, a emenda não pode ser aplicada ao republicano, porque a Presidência foi deixada de fora da lista de cargos eleitos federais afetados.

O Colorado realizará suas primárias presidenciais no dia 5 de março do ano que vem, data conhecida como “Superterça”.

O porta-voz do ex-presidente dos EUA, Steven Cheung, classificou a decisão como “antidemocrática” e disse que recorrerá à Suprema Corte.

“A Suprema Corte do Colorado emitiu nesta tarde uma decisão completamente equivocada, e vamos apresentar rapidamente uma apelação à Suprema Corte dos Estados Unidos e um pedido simultâneo para suspender essa decisão profundamente antidemocrática”, afirmou Cheung em comunicado.

Postagens relacionadas

Cannabis: o que dizem pacientes e pesquisadores sobre uso medicinal da planta

Madonna no Rio; FOTOS

Saia cedo para ver Madonna de perto: veja em MAPAS como chegar a Copacabana e sem perrengue