Em um avanço significativo para a digitalização dos serviços públicos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresenta o Meu INSS, uma plataforma integrada que promete simplificar como os cidadãos interagem com a previdência social. Com funcionalidades que permitem desde a solicitação de aposentadoria até a realização de prova de vida, o Meu INSS está disponível tanto via web quanto em aplicativos para dispositivos móveis. Transformação digital no acesso a serviços federais A iniciativa faz parte de um movimento maior de digitalização dos serviços federais, com o portal Gov.br sendo o portal de entrada para a criação de contas que dão acesso ao Meu INSS e outros serviços. A acessibilidade é ampla, direcionada a brasileiros e estrangeiros portadores de CPF. O processo de cadastro é simplificado, incentivando a adesão dos usuários. Para garantir a segurança dos usuários, o Meu INSS oferece diferentes níveis de acesso, denominados prata e ouro, que podem ser alcançados através de procedimentos de verificação e reconhecimento facial. Isso assegura uma camada extra de proteção para transações e consultas mais sensíveis. A plataforma permite uma variedade de consultas, incluindo o acompanhamento de requerimentos e resultados de perícia médica. Além disso, a emissão de guias de pagamento e a solicitação de diversos benefícios são facilitadas, reduzindo a necessidade de deslocamento físico até as agências do INSS. O acesso facilitado e a centralização de serviços refletem um esforço contínuo do governo para melhorar a experiência dos cidadãos. Com a possibilidade de realizar procedimentos de forma remota, o Meu INSS é um exemplo claro de como a tecnologia pode beneficiar a sociedade, promovendo eficiência e conforto para os usuários. Mantendo os cidadãos informados e atendidos Para dúvidas e mais informações, o INSS disponibiliza o número 135, onde os cidadãos podem consultar serviços e realizar agendamentos. A plataforma Meu INSS e sua versão móvel estão prontas para atender a uma gama diversificada de necessidades, marcando um ponto de virada na forma como os brasileiros acessam e gerenciam benefícios previdenciários. Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com