EUA e Reino Unido atacam grupo Houthi no Iêmen

EUA e Reino Unido atacam grupo Houthi no Iêmen


Mundo

Operação ocorre um dia depois dos terroristas realizarem maior ofensiva nas rotas comerciais do Mar Vermelho desde novembro

Redação Oeste

Os EUA e o Reino Unido realizaram ataques contra alvos dos houthis no Iêmen | Foto: Reprodução/X/Twitter @CENTCOM

Os Estados Unidos e o Reino Unido realizaram ataques contra alvos do grupo terrorista Houthi no Iêmen, durante a madrugada de sexta-feira 12, pelo horário local – noite desta quinta-feira, 11, no Brasil. Pelo menos três explosões foram registradas em Sanaa.

A ofensiva ocorre um dia depois de o grupo realizar o maior ataque nas rotas comerciais do Mar Vermelho desde 19 de novembro. As forças britânicas e norte-americanas conseguiram abater 21 drones e mísseis lançados pelos houthis.

“Estes ataques são uma resposta direta aos ataques houthi sem precedentes contra embarcações no Mar Vermelho”, afirmou Joe Biden, presidente dos EUA, em comunicado.

+ Veja: Houthi: aliado do Hamas e do Irã faz maior ataque aéreo no Mar Vermelho

As ofensivas dos Estados Unidos e o Reino Unido foram realizadas via água e ar, com o uso de submarinos, navios e aeronaves. Esses são os primeiros ataques que os norte-americanos realizaram contra o grupo desde 2016.

A ofensiva dos norte-americanos e britânicos ocorre um dia depois de o Houthi realizar o maior ataque nas rotas comerciais do Mar Vermelho, desde 19 de novembro | Foto: Reprodução/YouTube

Houthi ataca navios comerciais

Nas últimas semanas, os houthis, apoiados pelo Irã, intensificaram ataques contra navios comerciais no Mar Vermelho, em protesto às ofensivas de Israel na Faixa de Gaza contra o Hamas.

Em dezembro, por exemplo, um norueguês foi atacado por um míssil, na costa do Iêmen.

+ Leia as últimas notícias sobre Mundo no site de Oeste

Os terroristas prometeram continuar os ataques até que Israel interrompa o conflito em Gaza. Eles também avisaram que atacariam navios de guerra dos EUA se o próprio grupo fosse alvo.

As ofensivas houthis têm causado prejuízos ao comércio internacional na principal rota entre a Europa e a Ásia, que representa cerca de 15% do tráfego marítimo mundial.

Várias companhias de transporte marítimo suspenderam operações, optando pelo trajeto mais longo em torno da África.

+ Leia mais: EUA pedem ação urgente da ONU contra terroristas no Iêmen

Postagens relacionadas

Cannabis: o que dizem pacientes e pesquisadores sobre uso medicinal da planta

Madonna no Rio; FOTOS

Saia cedo para ver Madonna de perto: veja em MAPAS como chegar a Copacabana e sem perrengue