As reclamações contra a Enel na cidade de São Paulo cresceram 6,48% entre 2022 e 2023. De acordo com o Procon-SP, foram 14,3 mil queixas em 2022 e 15,2 mil em 2023. As principais reclamações são relacionadas a cobrança indevida, cobrança por serviço não fornecido e cobrança de tarifas. Nas 26 cidades do estado atendidas pela concessionária, o aumento foi de 5,29%, sendo 19.690 em 2023 e 18.699 em 2022. Luiz Orsatti, diretor-executivo do Procon SP, orientou, em entrevista à TV Globo que o consumidor que se sentir lesado primeiro “procure a empresa diretamente a fim de que ela tome as providências para solucionar o problema”. “Caso não seja atendido, sugerimos que procure o Procon-SP para que a empresa seja notificada.” Em nota, a Enel diz que os dados informados pelo Procon incluem reclamações ingressadas, reiteradas e canceladas, o que pode duplicar ou até triplicar o número de reclamações únicas ingressadas. E que, nos últimos anos, a empresa registrou queda no número de reclamações individuais registradas no Procon, com redução de 12% entre 2023 e 2022. Nos demais anos, a queda foi de 32% no ano de 2022, em comparação com 2021; e de 71% no ano de 2021, em relação a 2020. Reclamações da Enel na cidade de SP 2023: 15.2482022: 14.3202021: 8.686 Se compararmos as queixas de 2023 com as de 2021, o crescimento foi de 75,5%. Principais reclamações em 2023 Cobrança indevida: 4.377Dificuldade na Renegociação / parcelamento de dívida: 2.287SAC – Demanda não resolvida / não respondida: 1.387Cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados: 1.301Cobrança por serviço não fornecido / em desacordo com a utilização / fora do prazo: 1.033Negativação indevida: 643Interrupção/instabilidade do fornecimento: 517Oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa: 464Danos materiais causados por falha na prestação do serviço (queima de aparelhos elétricos): 372Dificuldade na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores: 357 Queixas contra a enel no estado de SP 2023: 19.6902022: 18.6992021: 11.088 Entre 2022 e 2023, as reclamações subiram 5,3%. Se comparado o ano passado com 2021, o aumento foi de 77,6%. Principais reclamações em 2023 no estado Cobrança indevida: 6.474Dificuldade na Renegociação / parcelamento de dívida: 3.133SAC – Demanda não resolvida / não respondida: 2.265Cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados: 2.011Cobrança por serviço não fornecido / em desacordo com a utilização / fora do prazo: 1.506Negativação indevida: 1.132Interrupção/instabilidade do fornecimento: 941Oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa: 806Danos materiais causados por falha na prestação do serviço (queima de aparelhos): 735Dificuldade na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores: 680 Demora no atendimento Há cerca de quatro meses, os moradores e comerciantes da Rua Marquês de Itu, na República, região central de São Paulo, notam que o contato dos galhos de uma árvore está fazendo com que os fios encostem um no outro e entrem em curto-circuito. Eles chegaram a procurar a prefeitura, mas a resposta foi que o caso deve ser solucionado pela Enel. Segundo os moradores, a concessionária responsável pelo fornecimento de energia foi procurada, mas não respondeu nem foi até o local. “A gente sente medo. A gente sente que alguém vai ser eletrocutado a qualquer momento, que vai acontecer o pior. Que aquele cabo vai se romper, cair no chão molhado e vai atingir alguém. Uma pessoa pode ser vítima a qualquer momento”, relata Thiago Bueno Ferraz, vendedor da região que gravou o vídeo a seguir: Galhos de árvores causam curto-circuito em rede elétrica do Centro de SP
Reclamações contra Enel no Procon crescem 6,5% na cidade de SP entre 2022 e 2023
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