Rússia acusa Ucrânia de derrubar avião com prisioneiros de guerra

Rússia acusa Ucrânia de derrubar avião com prisioneiros de guerra


Mundo

General russo acusou os ucranianos de realizarem um ‘ataque deliberado’

Redação Oeste

Vídeo amador flagra momento da explosão | Foto: Reprodução/X/@visegrad24

Nesta quarta-feira, 24, a Rússia acusou a Ucrânia de derrubar um avião de transporte militar com prisioneiros de guerra. Havia 65 soldados ucranianos na aeronave. Autoridades locais dizem que todas as 74 pessoas a bordo morreram.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Conforme a mídia estatal russa, seis tripulantes russos e três guardas estavam no avião Ilyushin Il-76, abatido perto de Belgorod, cidade próxima à fronteira entre a Rússia e a Ucrânia.

“Foi absolutamente deliberado”, disse o general reformado Andrei Kartapolov, em entrevista à agência de notícias russa Shot. “Os ucranianos sabiam muito bem que o avião estava a caminho, para onde estava indo.” O militar, no entanto, não explicou qual seria o destino do avião que tinha a bordo prisioneiros de guerra.

De acordo com o general, os operadores dos sistemas de mísseis terra-ar da Ucrânia “não podem confundir aviões de transporte com aviões militares ou helicópteros como alvos”. Kartapolov reforçou que a ação foi realizada para “sabotar a troca de prisioneiros”.

Andrey Kartapolov acusou a Ucrânia de realizar o ataque ‘deliberadamente’ | Foto: Wikimedia Commons/Alexey Ereshko

Ucrânia ainda não respondeu às acusações da Rússia

Kartapolov, que possui ligações estreitas com o Ministério da Defesa da Rússia, disse que o avião foi abatido por três mísseis de fabricação norte-americana ou alemã. Conforme a a agência de notícias Reuters, caso os detalhes sejam confirmados, esse será o incidente “mais mortal” desde o início da guerra, deflagrada em fevereiro de 2022.

O Ministério da Defesa da Ucrânia ainda não se pronunciou a respeito. No entanto, o assessor presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, afirmou à Reuters que “os comentários” virão um pouco mais tarde. “É necessário tempo para esclarecer todos os dados.”

Um vídeo com o momento da queda do avião caiu viralizou nas redes sociais. A grande aeronave caiu em direção ao solo perto da vila de Yablonovo, na região de Belgorod, e explodiu em uma grande bola de fogo.

The long version of the video showing the crash of the Russian Il-76 military transport plane has important information

It shows a cloud of dark smoke high in the air, indicating that an explosion took place in the air before the plane crashed.

75 dead pic.twitter.com/98G6JGNiwG

— Visegrád 24 (@visegrad24) January 24, 2024

Leia também: “Quais vidas importam?”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 200 da Revista Oeste

Postagens relacionadas

Cannabis: o que dizem pacientes e pesquisadores sobre uso medicinal da planta

Madonna no Rio; FOTOS

Saia cedo para ver Madonna de perto: veja em MAPAS como chegar a Copacabana e sem perrengue