A solenidade foi realizada em Brasília (DF), com a presença do presidente Lula (PT), os ministros Renan Filho (Transportes) e Rui Costa (Casa Civil), o governador Ratinho Junior (PSD) e autoridades nacionais e estaduais. Com a assinatura, se todas as obras de recuperação ficarem prontas, em 30 dias as empresas poderão retomar a cobrança nas praças de pedágio. Até o momento, não há informação sobre quais serão os valores das novas tarifas, nem data oficial para início das cobranças. Leia mais abaixo. Conforme o Governo Federal, as empresas investirão R$ 30,4 bilhões nos 19 trechos de estradas que compõem os dois lotes, atendendo moradores de 41 municípios em uma área de 6 milhões de habitantes. Presidente da ANTT, Rafael Vitale, assina concessão de rodovias do PR — Foto: Divulgação Na cerimônia desta terça, Ratinho Junior destacou que as assinaturas inauguram um novo momento para a infraestrutura do Paraná e afirmou que o estado busca ser uma central logística diante da posição estratégica na América do Sul. O ministro dos Transportes ressaltou que durante muito tempo o povo do Paraná teve a “economia maltratada” por contratos de pedágio com altas tarifas e poucas obras. “Fizemos o leilão que baixou em média 50% a tarifa e vai garantir obras muito relevantes de forma que o investimento será muito transformador para o Paraná”, disse. Adiamentos As assinaturas acontecem fora do prazo inicialmente previsto pelo Governo Federal e esperado pelo Governo do Estado. Após arrematarem os lotes nos leilões, os dois consórcios pediram adiamento das assinaturas de contratos, medidas autorizadas por editais da ANTT. Inicialmente, o consórcio Via Araucária (Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A) tinha a previsão de assinar o contrato do lote 1 em 29 de dezembro. Com o adiamento, o prazo limite virou 26 de janeiro de 2024, que venceu na última sexta-feira. O consórcio EPR Litoral Pioneiro (Infraestrutura PR), que arrematou o lote 2, tinha previsão de assinar o contrato em 26 de janeiro de 2024. Com o adiamento, a data limite de assinatura passou a ser 2 de fevereiro de 2024. Sobre o atraso da assinatura do lote 1, a ANTT informou em nota, na última sexta (26), que a mudança aconteceu “devido a ajustes na agenda da presidência da República e do Ministério dos Transportes”. Próximos passos antes da cobrança Antes de serem retomadas as cobranças nas praças de pedágio, as concessionárias precisam concluir serviços como: deixar o asfalto em boas condições;tapar buracos;recuperar toda sinalização;fazer a roçada do mato e serviços em bueiros;garantir a oferta de serviço de assistência, como guincho, mecânico e ambulância. Feitas as melhorias, as empresas precisam chamar a ANTT, que definirá se as rodovias estão em condições para as cobranças serem retomadas. Lotes 1 e 2 O trecho que vai ser controlado pelo consórcio Via Araucária tem uma extensão de 473 km e terá cinco praças de pedágio. O lote contempla: Trechos da BR-277, BR-373, BR-376 e BR-476;Trechos da PR-418, PR-423 e PR-427. O lote 2, do grupo EPR Litoral Pioneiro, tem mais de 600 km e terá sete praças de pedágio. O lote contempla: Trechos da BR-153, BR-277, BR-369;Trechos da PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. O lote 1 do pedágio foi arrematado em leilão na Bolsa de Valores em agosto de 2023, com desconto de 18,25% nas tarifas de pedágio estipuladas no edital. O lote 2 do pedágio também foi arrematado em leilão, em 29 de setembro, e o consórcio vencedor deu 0,08% sobre o valor das tarifas. Locais das praças dos dois lotes Confira onde serão as praças do lote 1: Confira onde serão as praças do lote 2: Confira abrangência lote 1: Regiões do Paraná que integram o lote 1 da nova concessão de pedágio — Foto: Arte/RPC Confira abrangência lote 2: No mapa regiões do Paraná que integram lote 2 da nova concessão do pedágio no Paraná — Foto: Artes/ RPC CuritibaLitoralCampos GeraisNorte Pioneiro Obras previstas no lote 1 Praças de pedágio do lote sejam restauradas e modernizadas;344 km em obras de duplicação, 210 km de faixas adicionais, 38 km de terceiras faixas e 41 km em vias marginais;Construção de 11 passarelas e 60 paradas de ônibus;Nove bases de Serviços Operacionais e de Atendimento ao Usuário (SAU);Duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio, em Prudentópolis;Duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio;Duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa;Duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo;Duplicação do Contorno Norte de Curitiba;Faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376;Faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba. Obras previstas no lote 2 Praças de pedágio do lote sejam restauradas e modernizadas;356 km em obras de duplicação, 79 km de faixas adicionais, 38 km em vias marginais;55 passarelas e 150 paradas de ônibus;Faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá;Correção de traçado do km 40 ao km 43 da BR-277;Duplicação da BR-277 entre o viaduto da Avenida Ayrton Senna e a ponte sobre o Rio Emboguaçu;Duplicação da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná.Duplicação da PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina;Duplicação da PR-151 e PR-239 entre Piraí do Sul e a divisa com São Paulo;Duplicação da BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Ourinhos;Duplicação da BR-369 entre Ourinhos e Cornélio Procópio. VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR