Os golpes relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm se multiplicado, visando enganar os segurados e causar prejuízos financeiros. Essas práticas fraudulentas se manifestam por meio de ligações, mensagens de texto, WhatsApp e e-mails, onde os golpistas se passam por funcionários do INSS para obter informações pessoais e bancárias dos beneficiários. Conheça os cinco golpes mais comuns e saiba como se defender: Principais Golpes Contra Beneficiários do INSS: Golpe do Agendamento de Perícia e Comunicação de Exigências: Golpistas marcam perícias falsas ou solicitam documentos sob o pretexto da pandemia, pedindo dados pessoais. O INSS não solicita documentos por telefone. Golpe dos Valores Atrasados: Estelionatários afirmam que o segurado tem valores atrasados a receber, exigindo pagamento de uma taxa. O INSS não cobra para liberar pagamentos. Golpe do Benefício Bloqueado: Golpistas afirmam que o benefício está bloqueado e pedem dados pessoais para desbloqueio, o que é falso. Golpe da Revisão de Benefício: Falsários prometem aumentar o valor do benefício com uma revisão, algo possível apenas judicialmente. Golpe do Link em Mensagem Falsa: Mensagens com links maliciosos solicitam atualização de dados, resultando em roubo de informações pessoais. Como se Proteger: O INSS não solicita dados por telefone ou e-mail. Verifique solicitações no Meu INSS. Desconfie de pedidos de dados pessoais por telefone ou mensagem. Não clique em links suspeitos em mensagens ou e-mails. Em caso de dúvida, contate o INSS pelo Central 135 ou Meu INSS. Mantenha-se informado sobre procedimentos do INSS e alertas de golpes. A prevenção é a melhor defesa contra esses golpes. Esteja atento e proteja suas informações para evitar problemas.