Segundo o Procon, as publicidades faziam incitação ao uso irresponsável de crédito e estimulavam a cultura do superendividamento, o que é considerada uma prática abusiva. Propaganda que sugere uso do FGTS para compra de ovos de páscoa é considerava abusiva, segundo o Procon. — Foto: Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação Um folheto visto em uma loja das Americanas que informava aos consumidores sobre a possibilidade de pagar por ovos de Páscoa com uma linha de crédito de antecipação do saque-aniversário do FGTS, a publicidade foi retirada das unidades em Juiz de Fora, após notificação do Procon. Segundo o órgão, as publicidades faziam incitação ao uso irresponsável de crédito e estimulavam a cultura do superendividamento, o que é considerada uma prática abusiva, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Após a recomendação, emitida na última quinta-feira (14), a Americanas teve dois dias para dar uma resposta para o Procon, que também advertiu sobre eventual descumprimento ou desobediência aos termos da recomendação. A Americanas acatou a recomendação e retirou todas as publicidades relacionadas à compra de ovos de Páscoa com o saque-aniversário do FGTS, mas alegou que o uso do FGTS para essa finalidade não é ilegal. Ainda assim, o Procon reforçou que publicidades que apresentem incitação ao uso irresponsável de crédito e à cultura do superendividamento são consideradas prática abusiva. “A Americanas confirma que foi notificada e que já cumpriu o estabelecido pelo órgão”, citou a empresa por nota. VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes