Lar Brasil Consórcio Infraestrutura MG vence leilão de concessão da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora

Consórcio Infraestrutura MG vence leilão de concessão da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora

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O consórcio Infraestrutura MG venceu o leilão de concessão da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata. O certame foi realizado na tarde desta quinta-feira (11), na B3, em São Paulo. O grupo ofereceu desconto de 11,21% sobre a tarifa básica de pedágio, de R$ 13,91 – venceria a disputa quem oferecesse o maior percentual. As outras duas proponentes consideradas aptas, CCR e consórcio Vetor Norte, apresentaram propostas de 1% e 0%, respectivamente. Uma quarta interessada não foi considerada qualificada para participar do leilão. “Desde 2018 não temos um leilão tão competitivo, um leilão que tinha seus desafios, encerrando a primeira relicitação da ANTT, mas foi muito bem dialogado, construído e elaborado com a participação de todos”, disse o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues. Trecho da BR-040; praça de pedágio em Barbacena — Foto: Robson Panzera/TV Integração O contrato, com vigência de 30 anos, abrange uma extensão de 232,1 km da rodovia, desde o entroncamento com a BR-356, na capital, até o entroncamento com a antiga União e Indústria, em Juiz de Fora. O projeto prevê investimento total de aproximadamente R$ 8,7 bilhões, incluindo: 163,9 km de duplicações;42,1 km de faixas adicionais;15,3 km de vias marginais;14,2 km de ciclovias;8 passarelas;57 pontos de ônibus;5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF);1 ponto de parada e descanso (PPD) para motoristas profissionais. A expectativa da Agência é que a concessão gere 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda. “O projeto de concessão proporcionará um novo patamar de mobilidade regional, com muito foco em segurança viária e conforto das viagens”, afirmou o CEO da EPR, representante do consórcio vencedor, José Carlos Cassaniga. O consórcio Infraestrutura MG já é responsável pela operação de outras rodovias em Minas Gerais, no Triângulo e no Sul do estado. Relicitação Desde a assinatura do contrato, a concessionária duplicou 73 km, 13% do previsto. Nos últimos anos, manteve apenas os serviços essenciais de conservação, manutenção e monitoramento da rodovia. Para a relicitação, a ANTT dividiu a concessão em trechos, a serem leiloados separadamente: entre Distrito Federal e Cristalina (GO), em fase de estudos;entre Cristalina (GO) e Belo Horizonte, com leilão previsto para o primeiro semestre de 2024;entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, com leilão realizado nesta quinta-feira (11). Vídeos mais vistos no g1 Minas:

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