É o que demonstra o estudo Persona – Gaúchos em Movimento, realizado com exclusividade pelo Grupo RBS e apresentado ao público na última terça-feira (16). Mais de 5,5 mil pessoas foram entrevistadas, em encontros presenciais ou por questionários aplicados por telefone, entre maio e novembro de 2023. Faça o quiz abaixo para descobrir qual é o seu perfil. O gaúcho revelado pela pesquisa é uma pessoa contemporânea aos acontecimentos do mundo, conectado ao digital, que busca oportunidades de bons negócios na internet. Mesmo assim, não deixa de lado o assado na brasa, o mate, a reunião com amigos e com a família, tradições que trazem de outros tempos. O gaúcho da atualidade, demonstra o estudo, utiliza as raízes como alicerce, a casa como porto seguro, mas voa pelo mundo através da tecnologia. Mas isso não significa que não haja diversidade. A partir de uma série de questionamentos, que elencam o apego aos valores, o orgulho pela cultura, o desejo de continuar vivendo no estado, o otimismo e o nível de satisfação, foram traçados três perfis: 21% dos entrevistados se identificam com essas características: valoriza as tradições;preocupado em manter os valores;temerário em mudanças drásticas;seguidor de uma “cartilha dos costumes”;mais fechado e rígido. 53% dos entrevistados se identificam com essas características: interessado em evoluir, mas sem ousadia;corre riscos com cautela;ponderado, tem os pés no chão;não esquece das origens, mas aceita o debate. 27% dos entrevistados se identificam com essas características: movido pelo novo;atraído pelo ritmo acelerado das mudanças;inquieto;apaixonado por viajar, aprender outras culturas;assume riscos com mais facilidade;perfil que mais refletiu durante a pandemia. Faça o quiz abaixo para descobrir qual gaúcho tu és: Na hora de decidir onde tirar férias, qual é a sua escolha: Um destino da Serra gaúcha Conhecer um novo estado ou país Passar uns dias na fronteira com Uruguai ou Argentina Quando você vai fazer compras, o que leva mais em consideração? Preços atrativos e produtos de qualidade Novidades do mercado que estão bombando na internet Produtos fabricados por produtores locais Como você se imagina daqui a 10 anos? Vivendo no RS, cultivando cada vez mais nossas tradições Conhecendo outras culturas, sem esquecer do que é daqui Passando uma temporada fora do estado, para ter novas experiências O que é um fim de semana perfeito para você? Fazer um bate-volta nas praias de SC Conhecer um restaurante que está fazendo sucesso na internet Assar um bom churrasco e convidar os amigos mais chegados O que é prioridade para você? Manter os laços com família e amigos Estar antenado com o que acontece no mundo e sair da minha zona de conforto Evoluir pessoalmente e profissionalmente onde nasci Família, sonho maior; Churrasco, o orgulho No estado marcado pela dicotomia entre opostos, direita ou esquerda, Inter ou Grêmio, é possível encontrar consensos. A pesquisa Persona revela algumas preferências compartilhadas, como as listadas abaixo: Quão importante você considera manter as tradições vivas? 92% importante/muito importante5% indiferente 2% pouco importante 1% nada importante Você pretende passar ou já passou seus valores e tradições para as novas gerações? 81% sim 14.2% nunca pensei 3.6% não pretendo1.4% não sei responder Quando o assunto é deixar o RS, o apego volta à pauta: 72% disseram não ter pensado em morar fora no último ano. E o sonho da maioria, 54%, é ter uma boa relação familiar. Pensando no seu maior sonho, ele está relacionado a: 54% família/relacionamentos15,3% lazer/viagens 10,9% trabalho/carreira 6,6% finanças/dinheiro 6,4% educação5,5% patrimônio1,4% outros Importância dos aspectos na sua vida pensando em uma escala de 0 a 10, onde 0 é “Não tem a menor importância” e 10 é “Extremamente importante”. 94.9% Família93.2% Respeito81.2% Igualdade76.7% Orgulho de ser gaúcho73.8% Cooperação72% Churrasco60.6% Religião51.3% Tradições da sua região No último ano, você chegou a fazer planos para morar fora do Estado do Rio Grande do Sul? 72.2% Não23.5% Sim4.1% Talvez/ Mais ou menos A riqueza cultural, gastronômica e as paisagens típicas do estado são a maior fonte de orgulho para os gaúchos. O que se orgulha por ter no RS? 73% Influências gastronômicas73% Belezas naturais e destinos turísticos63% Movimentos culturais47% Diversidade de culturas agrícolas e pecuárias27% Qualidade das instituições de ensino22% Polos de inovação e tecnologia19% Desenvolvimento das cidades16% Tradição na indústria12% Engajamento político da população9% Estabilidade econômica do estado Por fim, a pesquisa Persona aponta que a maioria dos gaúchos se sente satisfeito e feliz com sua própria vida, além de otimista com o futuro do estado. Hoje, o quão satisfeito você está com a sua vida? 32.2% Muito Satisfeito58.4% Satisfeito4.3% Indiferente3.7% Insatisfeito0.9% Muito Insatisfeito Como você vê o Estado do Rio Grande do Sul nos próximos 3 anos? 58.3% Vai Melhorar26.8% Vai continuar igual13.6% Vai piorar De 0 a 10, o quanto você se considera feliz? 59.3% Alta felicidade34.6% Média felicidade5.9% Baixa felicidade ‘Ninguém melhor do que o gaúcho pra falar do gaúcho’ A pesquisa foi apresentada ao público na última terça-feira (16), em um evento no Instituto Caldeira, na Zona Norte de Porto Alegre. Caroline Torma, diretora-executiva de marketing do Grupo RBS, acredita que a conexão da RBS com o gaúcho é reforçada quando se conhece melhor o público que acompanha, diariamente, as notícias pelos diferentes veículos da empresa. “Ninguém melhor do que o gaúcho pra falar do gaúcho. E a RBS tem isso no seu posicionamento, no seu propósito: ser especialista no público gaúcho. Porque a gente precisa qualificar o conteúdo que a gente entrega todo dia, em todos os nossos canais, frentes de atuação, TV, rádio, jornal, digital, na nossa comunicação. Mas também melhorar a comunicação das marcas dos nossos parceiros com essa comunidade, com essa população. É pra conectar todas essas pontas e entender melhor quem é o nosso público, o mais importante”, afirma. O gaúcho na atualidade valoriza as marcas criadas no RS, mas estende o olhar para produtos de fora quando é confrontado com maior qualidade e/ou preço mais em conta. “O gaúcho continua considerando suas marcas locais na sua preferência. Mas a pandemia e a aceleração digital trouxeram novas oportunidades, o que faz com que as próprias marcas gaúchas precisem olhar para essa questão. Ampliar o leque de possibilidades, especialmente através de dois atributos, que são qualidade e preço”, complementa Caroline. “Então, o consumidor gaúcho também está atento a essas coisas. A pandemia não só mexeu no nosso comportamento no dia a dia, como nos nossos hábitos de compra”, finaliza. VÍDEOS: Tudo sobre o RS