Entenda como a inteligência artificial ajuda bares e restaurantes a reduzir gastos e aumentar produtividade

Entenda como a inteligência artificial ajuda bares e restaurantes a reduzir gastos e aumentar produtividade

Pesquisa do setor mostra que 28% dos estabelecimentos já utilizam alguma ferramenta com a tecnologia no dia a dia. IA em restaurantes: 30% utilizam tecnologia para atrair clientes e reduzir custos Automatizar o atendimento, treinar funcionários, fazer campanhas de divulgação e até mesmo criar cardápios. O uso da Inteligência Artificial (IA) nessas funções é realidade no setor da alimentação fora de casa. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que 28% dos estabelecimentos já têm usado esse tipo de tecnologia. Entre os objetivos: Otimizar as operações (ganho de produtividade);Aprimorar a experiência do cliente;Impulsionar o crescimento do negócio. Segundo Matheus Mason, presidente da regional Campinas (SP) da Abrasel, a inteligência artificial tem sido usada de várias formas em estabelecimentos de alimentação na região. Veja alguns exemplos: Uso de robôs (bots) na interação com clientes nas redes sociais;Aplicação da tecnologia para controle de reservas de mesas;Análise de informações para recrutamento de profissionais;Transcrição de receitas para treinamento de novos funcionários;Análise de desempenho dos profissionais no salão;Controle de compras e estoque; “Se o dono de bar e de restaurante começar a entender que com inteligência artificial você consegue ter gestão melhor com um custo muito baixo é muito mais fácil [aumentar a produtividade do setor]”, defendeu Mason. Robôs ajudam restaurantes a melhorar a experiência dos clientes — Foto: Reprodução/EPTV A pesquisa A pesquisa da Abrasel foi feita com 2.128 empresários do setor em todo o Brasil e aponta que, para 70% dos que usam a IA, o impacto no negócio tem sido positivo. O levantamento mostra ainda a aplicação da tecnologia nos estabelecimentos: 40% dos empresários disseram utilizar para tarefas de marketing, como a criação de peças para redes sociais e campanhas personalizadas. 26% dos empresários disseram utilizar para automatizar o atendimento ao público, respondendo perguntas frequentes e direcionando clientes para os canais mais adequados.17% dos empresários disseram utilizar a IA para a criação ou reformulação do cardápio, precificação dos pratos e na sugestão de novas combinações. VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

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