O sétimo dia de trégua na guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza, esta quinta-feira (30), deve ter a libertação de dez reféns israelenses e a entrega dos corpos de três pessoas que foram levadas pelos extremistas e morreram no cativeiro.
Mais cedo, as FDI (Forças de Defesa de Israel) confirmaram a manutenção da trégua, em vigor desde a madrugada da última sexta-feira (24).
“A pausa operacional vai ser mantida em virtude dos esforços dos mediadores para dar continuidade ao processo de libertação dos reféns e está sujeita aos termos do acordo”, disse o Exército no X.
O governo israelense recebeu inicialmente uma relação com os oito nomes de mulheres e crianças. Mas posteriormente o Hamas informou que incluiria duas pessoas com cidadanias israelense e russa, assim como foi feito ontem, no que o grupo terrorista chamou de um gesto para o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Desde o início do cessar-fogo, 97 pessoas foram soltas — 70 israelenses, como parte do acordo, 3 israelenses com cidadania russa, 23 tailandeses e 1 filipino.