Mísseis guiados atingiram a cidade de Kharkiv; ofensiva foi represália de Moscou por ataque a Belgorod
Redação Oeste –
A Rússia lançou novos ataques contra a Ucrânia na madrugada deste domingo, 31. O governo ucraniano afirmou que derrubou 21 dos 49 drones de fabricação iraniana. Moscou também disparou seis mísseis guiados contra a cidade de Kharkiv, no nordeste do país.
Os novos bombardeios ocorrem um dia depois do ataque atribuído à Ucrânia que, segundo o governo russo, deixou 24 pessoas mortas e outras 108 feridas no sábado 30, em Belgorod, perto da fronteira com o território ucraniano.
+ Leia as últimas notícias sobre Mundo no site de Oeste
Ofensiva à Ucrânia como resposta de ataque à Rússia
A Força Aérea da Ucrânia declarou em comunicado que os drones foram lançados em direção à “linha defensiva da frente, bem como em instalações civis, militares e de infraestrutura nos territórios da linha de frente”.
Já o Ministério da Defesa russo disse que suas Forças atacaram “centros de decisão e instalações militares” em Kharkiv “em resposta” à agressão contra Belgorod, que classificou como um “ato terrorista”.
De acordo com Oleg Sinegubov, chefe da administração militar de Kharkiv, 28 civis ficaram feridos no ataque à cidade ucraniana, incluindo dois adolescentes e um britânico.
A ofensiva russa danificou edifícios residenciais e comerciais, um hotel, cafés, clínicas e hospitais.
“Na véspera do Ano-Novo, os russos querem intimidar nossa cidade, mas não temos medo”, disse o prefeito de Kharkiv, Igor Terekhov.
O Conselho de Segurança das Organizações das Nações Unidas (ONU) chegou a se reunir no sábado 30, às 18h (horário de Brasília), para discutir o ataque em Belgorod, segundo a embaixada russa na ONU.