Regime de Kim Jong-un diz que a ação é resposta a exercícios militares feitos em conjunto pela Coreia do Sul, EUA e Japão
Redação Oeste –
A Coreia do Norte realizou testes de um sistema de armas nucleares submarinas, segundo a agência estatal KCNA. O regime do ditador Kim Jong-un afirmou que a ação é uma resposta aos exercícios militares conjuntos feitos pela Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão.
A apresentação do sistema Haeil-5-23 foi feito nas águas da costa leste da Coreia do Norte. O país não afirmou a data exata em que o exercício foi feito.
“Ações de resposta marítima e subaquática continuarão a dissuadir as manobras militares hostis das marinhas dos EUA e seus aliados”, disse um porta-voz do regime norte-coreano.
+ Leia as últimas notícias sobre Mundo no site de Oeste
Criticados por Pyongyang, os exercícios militares conjuntos entre EUA, Coreia do Sul e Japão foram feitos na terça-feira 16 e na quarta-feira 17. Um porta-aviões norte-americano foi usado.
Coreia do Norte e aumento de tensão na região
Essa não é a primeira vez que Kim Jong-un responde esse tipo de ação militar com testes de armas.
Em agosto de 2023, a Coreia do Norte fez um exercício militar para simular um ataque nuclear contra supostos alvos na Coreia do Sul. Na época, o regime norte-coreano afirmou que a simulação era uma resposta a exercícios militares feitos pelos Estados Unidos e Coreia do Sul.
+ Veja: Kim Jong-un ameaça Coreia do Sul: ‘não queremos guerra, mas não temos intenção de evitá-la’
Recentemente, a irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, Kim Yo-jong, disse que qualquer provocação de um inimigo provocaria uma resposta com “batismo de fogo”. Entre os dias 5 e 7 de janeiro, a Coreia do Norte fez disparos em uma região de fronteira marítima com a Coreia do Sul.
Os tiros de artilharia fizeram com que a Coreia do Sul pedisse para que moradores de ilhas da região buscassem por abrigos. Os militares sul-coreanos fizeram exercícios militares em resposta.
+ Leia também: Coreia do Norte: adolescentes são condenados a trabalhos forçados por assistirem a produções sul-coreanas