O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, falou em entrevista exclusiva ao JR Entrevista sobre as expectativas do Brasil com o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Para o primeiro semestre deste ano, estão previstas as visitas do presidente da França, Emmanuel Macron, e também do presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez. Em conversa com a jornalista Natalie Machado, Vieira também comentou sobre o papel conciliador do Brasil e a importância do país ter diálogo aberto com diversas nações do mundo.
“O Brasil é um país respeitado, procurado e convidado para alguns papéis de mediador e facilitador. Pela sua diplomacia, pelo seu tamanho, pelas posições externas que defende, sempre defendemos a paz, a cooperação e a solução pacífica dos conflitos. Mas o Brasil nunca se voluntaria para nenhum papel, mas é procurado devido às posições de equilíbrio e bom senso”, disse Mauro.
O ministro afirmou que a diplomacia do país foi essencial para resgatar, por exemplo, os mais de 1500 brasileiros que estavam em Cisjordânia, Israel e Gaza. “Por sermos um país que falamos com todos, tivemos as condições de negociar as saídas dos brasileiros dessas três regiões, o que envolveu intenso diálogo com as embaixadas e os ministros da Palestina, de Israel, e do Egito, por onde eram liberados os brasileiros”, disse.